top of page

Como funciona a terapia de Casais

Atualizado: 22 de nov. de 2022


A Terapia de Casal é uma das modalidades clínicas que mais tem crescido nos últimos tempos.

O objetivo da Terapia de Casal é contribuir com a resolução dos conflitos, abrindo espaço para uma comunicação mais reflexiva e assertiva, buscando um alinhamento entre as expectativas do casal.


Nesse contexto, o psicólogo atua de maneira a identificar padrões previamente estabelecidos e busca ampliar a visão do casal propiciando o diálogo, que muitas vezes não ocorre no cotidiano dos parceiros – e a falta de diálogo é, inclusive, uma das principais queixas entre os casais.


O aconselhamento conjugal ou a “Terapia de Casal”, como também é conhecida, geralmente é vista como uma das medidas “extremas” que os parceiros buscam para tentar reparar os danos de seu relacionamento, quando o mesmo já se encontra em um estado crítico. E é importante ressaltarmos que essa é uma ideia equivocada, pois a Terapia de Casal não serve somente para consertar problemas, mas também contribui para evitar que pequenas fagulhas se transformem em um incêndio dentro da relação.


Em outras palavras, a Terapia de Casal pode proporcionar resultados inestimáveis para o relacionamento e não deve ser procurada somente quando as coisas vão de mal a pior.

Com a ajuda de psicólogo especializado, é possível superar traumas, curar mágoas e promover o bem-estar de ambos, para que a relação seja saudável e feliz.



Infelizmente não é novidade que o número de divórcios tem aumentado com o passar dos anos. Índices provam esse aumento. A falta de paciência, que leva à falta de diálogo, está entre os grandes motivadores de brigas e discussões.

Um agente importante para que esses problemas primários ocorram é a acomodação.

Quando o casal ou uma das partes pensa que é normal trocarem ofensas, se desrespeitarem ou não terem diálogo, acabam por se acomodar e vivem normalmente dentro dessa “união”.


Uma relação saudável se constrói pelo respeito às diferenças do outro. E quando isso não existe mais, dificilmente terão uma relação resistente ao menor dos problemas.

Assim como falamos anteriormente, muitas podem ser as razões que levam um casal a buscar pelo auxílio de um profissional. Cada casal, em sua intimidade, sabe de suas questões, inseguranças, dúvidas e conflitos internos. E muitas vezes os casais não se sentem à vontade para abordar, entre si, essas questões.

Por isso, a intermediação de um profissional com técnicas específicas ajuda o casal a colocar para fora aquilo que os aflige.


Alguns dos principais motivos que levam casais a buscarem pela Terapia de Casal são:


  • Equilibrar as diferenças individuais dentro do relacionamento;

  • Melhorar a comunicação;

  • Aprender a dividir as obrigações dentro da relação;

  • Identificar e traçar metas e objetivos em comum;

  • Acabar com a competição e com as inseguranças;

  • Desenvolver estratégias para fortalecer a união e manter o compromisso;

  • Melhorar a vida sexual;

  • Superar uma traição;

  • Melhorar a qualidade geral do relacionamento, obtendo satisfação matrimonial;

  • Entender as necessidades do outro.


Cada vez mais nos consultórios de psicologia a procura pela Terapia de Casal tem aumentado. Além de ser uma das áreas mais estudadas e desenvolvidas nos últimos tempos, a procura por melhorias e mudanças nas relações entre as pessoas também tem ganhado grande importância.


Do mesmo modo que na Terapia Individual considera-se a história de vida do paciente, na Terapia de Casal deve-se olhar para a história do relacionamento, lembrando que cada casal é único, para que sejam planejadas intervenções compatíveis com o que acontece com os parceiros e que faça sentido para os seus estilos de vida.


A Terapia de Casal se faz necessária principalmente porque estamos falando de duas vidas que vem de históricos de vida diferentes e estavam acostumadas a viver ao seu modo, mas que passam a viver juntas. Com a decisão de dividir o mesmo teto e acordar todos os dias ao lado da mesma pessoa, ocorrem mudanças no estilo de vida que nem sempre estamos preparados para lidar.


As queixas são diversas, que podem ser desde a escolha por ter ou não filhos, o modo como um responde o outro, ou, até mesmo, o quanto coisas externas estão interferindo na relação do casal, como atividades de lazer, círculo de amizades, uso da tecnologia, dentre outras.


Ao buscar a ajuda de um especialista, entende-se que o casal já deu um grande passo em busca de melhorar o relacionamento, o que é fundamental para o início do processo terapêutico e deve ser reconhecido pelo terapeuta.




Thalita Gomes

Psicóloga

CRP: 103709



12 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

コメント


bottom of page